IGREJA DOS APÓSTOLOS NO MONTE SIÃO EM JERUSALÉM CAPITAL DE ISRAEL
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS CATÓLICOS ORIENTAIS DO BRASIL
ORDEM DOS PADRES CATÓLICOS ORIENTAIS NO BRASIL E NO EXTERIOR
CNBB ORIENTAL
LEI Nº 14.532, DE 11 DE JANEIRO DE 2023
DECRETO Nº 7.107, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2010.
Normativa Nº 1.897, de 27 de junho de 2019
FEDERAL NUMBER OF DEPARTMENT OF STATE USA: 88-3769557.
As Igrejas Orientais Católicas, Assiria e Ortodoxas são as Igrejas fundadas pelos apóstolos de Jesus Cristo ainda no primeiro século, nas regiões onde hoje são a Síria, o Egito, a Armênia, o sul da Índia e a Etiópia. Essas Igrejas são as comunidades cristãs mais antigas do mundo, e são chamadas de "orientais" pelo fato de terem desenvolvido seu patrimônio litúrgico e tradições dentro do contexto cultural no oriente, bem como são chamadas de "ortodoxas" por terem permanecido fiéis e inalteradas em sua fé e doutrina, defendendo a Tradição Apostólica e as resoluções dos três primeiro Concílios Ecumênicos - Nicéia (325 d.C.), Constantinopla (381 d.C.) e Éfeso (431 d.C.).
Juntas, essas Igrejas genuinamente apostólicas, formam uma única Igreja de Jesus Cristo, que permanecem em plena comunhão desde sua fundação, e mantêm tradições próprias que expressam a catolicidade (universalidade) de sua fé. Elas sofreram duras perseguições durante os séculos e se orgulham de possuir em suas fileiras inúmeros santos e mártires, que até os nossos dias defendem a reta fé e santa doutrina.
Cada Igreja (Patriarcado) é chefiada por um Patriarca que preside uma assembleia de bispos, chamada de Santo Sínodo, responsável por uma porção do povo em Deus em diversas partes do mundo, e com autoridade regional. Abaixo, ao clicar em um dos links, você poderá ler e conhecer mais sobre cada uma das Igrejas (Patriarcados):
A Igreja Católica "considera iguais em direito e dignidade todos os ritos [litúrgicos] legitimamente reconhecidos e quer que no futuro se mantenham e sejam promovidos por todos os meios". Sendo assim, as principais "tradições litúrgicas ou ritos, actualmente em uso na Igreja, são: o rito latino (principalmente o rito romano, mas também os ritos de certas igrejas locais, como o rito ambrosiano ou o de certas ordens religiosas)" e os ritos orientais ("os ritos bizantino, alexandrino ou copta, siríaco, arménio, maronita e caldeu").
Aqui estão as 23 Igrejas orientais católicas sui iuris, as suas respectivas tradições litúrgicas orientais e a sua respectiva data de fundação (ou seja, de comunhão com a Santa Sé). Esta lista baseia-se no Anuário Pontifício da Santa Sé (a edição de 2007 desta publicação anual tem ISBN 978-88-209-7908-9).
IGREJA DOS APÓSTOLOS NO MONTE SIÃO EM JERUSALEM ISRAEL A PRIMEIRA NO MUNDO
PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
-
Tradição Litúrgica Alexandrina
-
Tradição Litúrgica de Antioquia ou Siríaca Ocidental
-
Igreja Maronita (esteve sempre em comunhão com a Igreja Católica, união oficial reafirmada em 1182)
-
-
Tradição Litúrgica Arménia
-
Tradição Litúrgica Bizantina
-
Igreja Católica Ítalo-Albanesa (esteve sempre em comunhão com a Igreja Católica)
-
Tradição Litúrgica Caldeia ou Siríaca Oriental
Igrejas Autocéfalas
Igrejas com Patriarca e Santo Sínodo próprio, com independência para resolver todas as suas questões internas por sua prória autoridade, inclusive nomear (ou remover) bispos ou patriarcas, mantendo, contudo, comunhão doutrinal e sacramental umas com as outras.
Igreja dos Apóstolos no Monte Sião em Jerusalem Capital de israel
Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia - Patriarcado de Antioquia
Igreja Copta Ortodoxo de Alexandria - Patriarcado de Alexandria
Igreja Apostólica Armênia - Santa Sé de Etchmiadzin
Igreja Ortodoxa Etíope - Patriarcado Ortodoxo Etíope
Igreja Ortodoxa Eritréia Tawahedo - Patriarcado Ortodoxo Eritréio
Igreja Ortodoxa Malankara - Catholicossato de Malankara na Índia
Estamos em comunhão fraterna com: Diáspora Eslava. com Igreja Ortodoxa Ortodoxa Eslava da Diáspora na Europa. A metrópole da diáspora eslava é liderada pelo metropólita Daniel David Kiknadze. Esta Metrópole, parte da Igreja Ortodoxa na Europa, reúne o clero e os fiéis da diáspora eslava que não residem em seu país de origem. Sua Beatitude o Arcebispo Daniel, sob a autoridade de Sua Santidade o Patriarca Nicolás administra zelosamente o Metropolinato. Metropole da diáspora eslava na Europa, EUA, Canadá e Ossétia do Sul Abkasia e liderado pelo Metropolita Daniel. Lista do Clero Metropolinatan da Diáspora Eslava:
A diáspora eslava metropolitana na Europa, América, Canadá, Austrália e administração regional da Nova Zelândia na Turquia, Chipre turco e grego, Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Abcásia, Ossétia do Sul e Ossétia do Norte. O metropolitano Michail Mtskheta - Geórgia Tblishi e consigliere primo! 2. Dimitrios Metropolitan per rumania General Vicario in Metropolia Diaspora Slavic. 3. VENEZUELA metropolitano eslavo por diáspora metropolitana .4 Iakovos Metropolitano de Lima (Peru) 5. Arcebispo Serafim Romênia Gregory 6. Arcebispo Brasil 7. Arcebispo Melchizedek Ukraina 8. Bispo Spiridon Moldova 9. Bispo refayl Ossétia do Sul Gabriel 10. Bispo da Ossétia do Norte 11. Bispo Laurenti Abkhazia 1. Korepikopo PROTOSINGELO Anatoli Primo Secretario General Diáspora em Metropolia slava. Sacerdotes Arquimandritos 1. Archimandrite Luca Itália Milão (Protosingelo da Arquidiocese) 2. Archimandrite Stefan Armenia (Secretário-Geral da Arquidiocese) 3. Archimandrite Seraphim Azerbaijão (Secretário-Geral da Arquidiocese) protopresbítero presbíteros finais 1. Protopresbítero Egidio Sicily (e Malta Vicario per Sicila Secretário-Geral da Arquidiocese) 2. Protopresbítero Elizbar Irlandia Dublin sekretary 3. Protopresbítero Serafim New York (Secretário 4. Protopresbítero Piotar Moldova. (secretário Protosingelo 5. Vitaly presbyter Ossétia do Norte (secretário) 6. Presbiter David Ossétia do Sul (Secretário) 7. presbítero Ilarion armenia. (Secretário) Archidiakoi e Diakon 1. archidiakon giorgi litalia in Milano 2. diakon iago in armenia 3. Diakon Ludvik Ossétia do Norte 4. Diakon Iosif Ossétia do Sul. Moscou, Rússia.
Igrejas Autônomas
Igrejas com independência para seus assuntos internos, mas que mantêm dependência canônica de uma Igreja Autocéfala (Igreja mãe), devendo ter algumas de suas decisões a confirmação de sua "igreja mãe"
Igreja Sirian Ortodoxa Jacobita da Índia - Maphrionato da Índia
Igreja Apostólica Armênia - Catholicossato da Grande Casa da Cilícia
Igreja Apostólica Armênia - Patriarcado Armênio de Jerusalém
Igreja Apostólica Armênia - Patriarcado Armênio de Constantinopla
Igreja Ortodoxa Autocéfala da Europa
Cada Igreja desenvolveu e pertence desde então a uma tradição litúrgica, com rito próprios, gestos, símbolos, idiomas e costumes particulares, contudo, todas celebram os mesmos sacramento e guardam a mesma fé. Suas diferenças não são sinônimos de divergências, ao contrário, elas expressam a riqueza e a beleza da Igreja de Cristo, a Igreja vive permanentemente o Pentecostes, pois é ininterruptamente assistida pelo Espírito Santo.
Para as Igrejas Orientais Ortodoxas, Jesus é a única Cabeça da Igreja, e nenhum Patriarca ou bispo tem o poder de chefiar toda a Igreja sozinho, cabendo essa tarefa, em questões de fé e doutrina, ao Santo Concílio Ecumênico, com autoridade universal, reunindo todos os Patriarcas e primazes (Catholikos, Mafrionos etc) das Igrejas autocéfalas ou autônomas em todo o mundo. Até hoje, as Igrejas Orientais Ortodoxas reconhecem as resoluções dos três primeiros Concílios Ecumênicos da Igreja, são eles: Nicéia (325 d.C.), Constantinopla (381 d.C.) e Éfeso (431 d.C.).